Apesar de representarem 30% da força empreendedora no Brasil, com mais de 10 milhões de mulheres em atuação, ainda há uma disparidade significativa em relação aos homens. Diversos obstáculos impedem o avanço do empreendedorismo feminino, como a falta de acesso a fóruns decisórios, recursos financeiros e redes de contatos, além de estereótipos de gênero que persistem na sociedade.
Essa realidade impacta negativamente o desenvolvimento econômico e social do país. A participação plena das mulheres no mercado de trabalho, com melhor divisão de tarefas de cuidado e políticas públicas inclusivas, poderia aumentar o PIB regional em 6,9% e gerar melhores resultados para as empresas, com maior capacidade de resolução de problemas e inovação. É crucial investir em iniciativas que promovam a equidade de gênero nas
organizações, como educação empreendedora, projetos de aceleração de negócios liderados por mulheres, programas de inclusão da diversidade e fundos de investimento específicos para fundadoras.
Análise feira pelo Núcleo de Estudos Econômicos da @fecomercio.mg
Para conferir a notícia completa:
https://diariodocomercio.com.br/negocios/empreendedorismo-mulherestem-papel-crucial-cenario-atual/