O aumento de 6% no faturamento do varejo em maio deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, reflete uma tendência de recuperação no setor.
Este crescimento é particularmente notável na região Nordeste, que registrou um aumento de 14%. Lojas de shopping em todo o país também viram um crescimento nas vendas, com destaque para os segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico e artigos farmacêuticos, médicos,ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que cresceram 14% e 13%,respectivamente. Esses números sugerem uma revitalização do comércio varejista, impulsionada por fatores sazonais e uma melhora na confiança do consumidor.Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), destaca que a combinação do crescimento de faturamento e a segunda alta consecutiva no Índice de Confiança do Consumidor sugere uma possível reversão da desaceleração observada no final do ano passado.
Fatores como o Dia das Mães e expectativas positivas sobre a situação financeira futura têm contribuído para esse cenário mais otimista.No entanto, Terra também reconhece que muitas famílias ainda enfrentam
limitações orçamentárias, mas o ambiente macroeconômico favorável reforça a confiança na recuperação contínua do varejo físico.
Análise feita pelo Núcleo de Estudos Econômicos da @fecomercio.mg
Para conferir a notícia completa:
https://sbvc.com.br/faturamento-no-varejo-cresceu-6-em-maio-aponta-ipv/