O mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, chegando a R$ 273,083 bilhões, acima da projeção inicial de crescimento para o ano, que era de 10%. Os números foram revelados na pesquisa de desempenho do mercado feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o resultado
está fortemente associado à recuperação do consumo, alavancado pela baixa histórica dos níveis de desemprego, pelo aumento da massa salarial e do poder de compra das famílias. Outro fator importante, segundo a associação, foi a elevação mais robusta do PIB, que saiu de uma expectativa inicial de 1,59% para um índice de cerca de 3,49%.
Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia,mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais. Para este ano, a entidade projeta um crescimento de 8% a 10% no faturamento do setor em 2025, e expansões de cerca de 2% nos indicadores de operações, redes e empregos diretos.
Análise feita pelo Núcleo de Estudos Econômicos da @fecomercio.mg
Para conferir a notícia completa:
https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2025/02/setor-de-franquiatem-crescimento-de-135percent-em-2024.ghtml