A análise dos dados sobre a demanda por crédito em Minas Gerais revela uma tendência de crescimento impulsionada pela queda dos juros. A região experimentou um aumento de 3,4% na procura por crédito em fevereiro,refletindo a oitava alta consecutiva e um acumulado de 4% no primeiro bimestre. O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca que esse cenário favorável é resultado direto da redução dos juros iniciada em 2023.
Além disso, ele ressalta que a concorrência no mercado de crédito,impulsionada pela presença de bancos digitais e fintechs, está contribuindo para a diminuição das taxas de juros, ampliando o acesso ao crédito para empresas, especialmente as grandes corporações, que lideram o aumento da demanda.
Essa dinâmica também sugere oportunidades para a renegociação de dívidas por parte das empresas negativadas, visto que a redução dos juros facilita essa possibilidade, permitindo um acesso mais amplo ao crédito
com taxas mais baixas. No entanto, apesar do crescimento observado em Minas Gerais, é importante notar que nem todos os estados apresentam a mesma tendência, com variações tanto positivas quanto negativas na
demanda por crédito. Portanto, enquanto alguns estados do Norte registram aumentos expressivos na busca por crédito, outros, como Maranhão, Distrito Federal, Amazonas e Ceará, enfrentam declínios significativos.
Análise feita pelo Núcleo de Estudos Econômicos da @fecomercio.mg
Para conferir a notícia completa:
https://diariodocomercio.com.br/economia/demanda-empresas-por-creditocresce-minas-gerais/